sábado, 28 de janeiro de 2017

Atualização Patrimonial - Janeiro/17

             Ao reunir ideias para redigir essa publicação, indaguei-me acerca do tempo necessário para realizar (de fato) um fechamento repleto de novidades.
            Minha vida financeira não possui muitos segredos, tampouco complexidade, pois quando sobra algo eu aporto, quando não, fico apenas na vontade. Como sou velho e caretão (pra não falar cagão), invisto somente em renda fixa, o que atualmente não é uma boa sacada, diante da acelerada redução da Taxa Selic.
           Muitos (assim como eu) já devem estar coçando a cabeça preocupados com seus pífios rendimentos provenientes da renda fixa e atônitos para ingressar na renda variável. Imaginem esse pobre coitado que tem seus rendimentos atrelados à Taxa CDI. Tô na merda...
           Estou conhecendo melhor a home broker e avaliando ações e empresas, mas ainda não me sinto seguro (cagão total). Dentro em breve diversificarei os investimentos! Vou por uns pilas lá e fazer o teste, brincar um pouco e ver como funciona, rs.

Aquela concentração pra partir pra renda variável.

             Pois bem, tenho um punhado de moedas em  LCI's e CDB's, com rendimentos que variam entre 92 e 100% do CDI. Nada mais e nada menos.

Quem me deras ser esse o valor! 

              Esqueçam essa tabela aí de cima, pois só ganhando na loteria para ter tal montante. Coloquei ela aí pra assustar o leitor que por ventura esteja passando os olhos despretensiosamente por esta página, kkkk.  Pois bem, deixando a zoeira de lado, encerrei Janeiro/17 com apenas R$74.819,10 conforme tabela a seguir:

Tá aqui minha riqueza! Rs..

             Tentei realizar um fechamento de Dezembro/16 à Janeiro/17, mas foi um caos! São vários lançamentos pequenos em bancos e cooperativas, sendo que em algumas dessas recebo o extrato presencialmente. Dessa forma, estes são de dias distintos do mês, incorrendo em erros graves na rentabilidade, pois alguns seriam lançados com apenas 28 dias e outros com 34 dias corridos. Sem contar que acabo girando o patrimônio e mudando alguns investimentos de instituição e realizo o saque de algum valor. Traduzindo, uma confusão danada para organizar a tabela e ficar direitinho. Agora quero saber quanto cada aplicação rende individualmente (nessa tabelinha bacana que vocês usam e passei a usar).
            Para não entusiasmar os colegas com falsas taxas, no próximo mês farei o fechamento exato e fiel a minha realidade, embora esteja quase certo de que o rendimento de dezembro à janeiro tenha sido 0,90% a.m líquido.
               E sim, janeiro sem aportar, total derrota, mas resolvi ajudar um amigo e acabei emprestando dinheiro destinado ao aporte deste mês. Tenho um bom coração, não quero ver um brother sofrendo nas garras do rotativo do cartão, é desumano! Sei bem pois já passei muitos meses na pindaíba. E o melhor, emprestei sem cobrar juros, sou quase um papai noel, kkkkkkkkkk. Mas o cara é muito amigo e já orientei ele sobre como gerir suas finanças.
              Enfim, estas são minhas moedinhas que com muito custo (e carinho) venho "cultivando". Chegando nos três milhões aí já posso "viver de renda", como tantos dizem, kkkk.

E caso haja vagas nos rankings da blogosfera, gostaria de participar! Obrigado!


Sucesso a todos! 





13 comentários:

  1. Boa, Lorde!

    Você já leu "O Investidor Inteligente" do Graham?

    Aproveita que você ainda não está muito seguro e lê o livro. São R$ 50 pratas que valem a pena.

    Aproveita que abrir conta em corretora é de graça e abre em várias para fins de estudar os produtos. As melhores para aprender são XP Investimentos e Rico Corretora.

    https://www.youtube.com/watch?v=ziFlkqI27io

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li, mas o farei após sua indicação!
      Tenho na Easy e na Clear e por lá dou uma zanzada, mas vou abrir na XP e Rico conforme sua instrução, obrigado!
      Qualquer outra dica, sabia que estou aqui para aprender e anseio pelo compartilhamento de informações e experiências..
      Abraços!

      Excluir
  2. Olá LM,
    Parabéns pelo patrimônio.
    Estude os vídeos do Bastter no youtube e dá uma lida no site dele também. Lá você vai aprender muito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Cowboy! Já vi alguns do Bastter e acessei o site, porém tem que pagar e sou meio muquirana, kkkkk. Vou refletir...
      De toda forma, obrigado pela orientação e qualquer coisa estamos aí!
      Abraços.

      Excluir
  3. Lorde porque você não abre um negócio com essa grana?
    Estou torcendo por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, me falta criatividade pra empreender. Mas tenho certeza que o melhor caminho é ter seu próprio negócio..
      Enquanto isso, aguardando curiosamente suas próximas postagens, onde revelará seu futuro empreendimento.
      Sucesso parceiro!

      Excluir
  4. Isso aí Lorde!
    Eu também antes de conhecer a blogosfera, era meio relapso no controle das finanças. Depois de um tempo que consegui organizar as contas de fato e acompanhar os rendimentos de tudo. Deu trabalho mas vale a pena!
    Força, foco e fé!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vemos o resultado diariamente!
      Sucesso parceiro!

      Excluir
  5. Grande Lorde, estou na torcida por você.

    Estamos juntos !

    Da uma passada lá no blog, postei o fechamento do mês !!

    https://corridadosratosafuga.blogspot.com.br/

    Forte abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Rato! Pode deixar que passo sim!
      Curto muito a imagem do seu blog da corrida dos ratos, sempre fico olhando por minutos e refletindo.
      Abraços!

      Excluir
  6. kkkkkkkkk.. assustei com a primeira tabela de 30 milhões!!

    Mas a segunda também não está nada mal! Parabéns!!

    http://investidorpersistente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Persistente!
      Me conscientizei em tempo e vendi os passivos que só esvaziavam meus bolsos, rs. Fiz alguns aportes e os juros compostos fizeram seu papel.
      Gentileza sua cara, sou um pequeno gafanhoto perto dos colegas da blogosfera, rs...
      Abraços.

      Excluir